Em razão da alta carga tributária no país, muitas pessoas optam por começar a empreender sozinhos, de forma autônoma e informal, porém o que essas pessoas podem não saber é que abrir um MEI é a maneira mais fácil e barata de se obter um CNPJ e formalizar suas atividades perante o governo, garantindo uma série de benefícios e vantagens ao empreendedor e sua empresa.
Confira abaixo alguns dos benefícios de abrir uma MEI.
Legalização do próprio negócio:
Ao formalizar o seu negócio com a obtenção de um CNPJ, o microempresário passa a ter uma imagem mais profissional, emitindo Nota Fiscal, aumentando a confiabilidade perante o mercado e podendo atrair mais e melhores clientes.
Menos burocracia
O objetivo do MEI é simplificar a vida do empreendedor individual, assim, nem para abrir, nem para manter a empresa há a necessidade de assessoria, pois o empresário pode fazer todo o procedimento pela internet, sem custo algum.
Carga tributária reduzida
Os tributos no MEI são pagos em uma guia única, chamada DAS, que terão um valor reduzido, comparado a qualquer outro regime tributário, e fixo mensal durante o ano todo, sendo apenas alterado quando do reajuste do valor do salário mínimo.
Direito a benefícios previdenciários
O empreendedor MEI passa a ser beneficiado pela Previdência Social, passando a ter direito a benefícios como:
- aposentadoria por idade ou invalidez;
- auxílio-doença; auxílio-reclusão;
- salário maternidade
- pensão por morte
Possibilidade de contratação
O empresário MEI pode contratar até um funcionário para ajudar no seu negócio, que deve receber até um salário mínimo ou o piso da sua categoria.
*Diante da contratação de um funcionário, o empreendedor passa a ter a obrigação do recolhimento mensal do FGTS.