Opiniões à parte sobre a desigualdade e injustiça no pagamento de altos impostos no Brasil, fato é que todo cidadão e empresa devem pagar os tributos das situações previstas em lei como hipóteses de incidência.
Mas e se você decidir não pagar os impostos? Você sabe quais serão as consequências para a sua empresa?
Confira a seguir.
Impedimento de participação em licitações
Empresas que não pagam seus impostos podem entrar no registro de inadimplentes e são desqualificadas para participar de licitações.
Juros e multas
O simples fato de atrasar no pagamento de tributos faz o contribuinte ter que arcar com juros e multas sobre os valores devidos, transformando sua dívida em um valor muito maior que o original.
Negativa na solicitação de crédito
Outro risco é a dificuldade de obtenção de crédito junto a instituições financeiras e, ainda que consigam, é pouco provável que as taxas e prazos sejam acessíveis.
Inscrição em dívida ativa
Você terá seus dados incluídos no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), impossibilitando a emissão de Certidão de Regularidade Fiscal. Além disso, a Certidão de Dívida Ativa também é encaminhada para o protesto extrajudicial.
Execução fiscal e Bloqueio de bens
O débito poderá ser encaminhado para ajuizamento de um processo de execução fiscal e a cobrança passará a ser feita perante o judiciário.
Uma das consequências da execução fiscal é o bloqueio de bens da empresa e, se desconsiderada a personalidade jurídica da empresa, pode atingir até os bens dos sócios.