Mulheres pagam mais caro em diversos produtos simplesmente por serem… mulheres.
Sim, os produtos destinados a mulheres e meninas tem preços mais altos do que os mesmos produtos destinados ao público masculino, e consequentemente, uma maior carga tributária.
Essa prática é baseada no estereótipo de que a mulher está disposta a pagar mais caro pelos produtos, por supostamente serem mais consumistas. E é este estereótipo que precisa ser combatido.
Pink Tax ou Imposto rosa, é uma prática adotada por empresas que taxam com preços mais elevados produtos destinados ao público feminino em comparação aos MESMOS produtos do público masculino.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ESPM, os produtos rosas ou com personagens femininos custam, em média, 12,3% a mais que outros no Brasil.
A partir dessa prática verifica-se um viés discriminatório implícito nos preços e, consequentemente, na tributação de bens e serviços, enfatizando a desigualdade nas relações protagonizadas por homens e mulheres.
Alguns exemplos:
Durante os últimos anos surgiram campanhas em diversos países para conscientizar sobre essa diferença de preços.
Recentemente, Nova York (EUA) decretou que a “Pink Tax” estava banida, e que qualquer produto ou serviço com características similares e versões direcionadas para os públicos masculino e feminino, deveria ser comercializado pelo mesmo preço.
No Brasil este movimento ainda está em crescimento em busca de igualdade de gênero e melhores condições para que mulheres possam garantir seus direitos.
Por isso é importante ter consciência que essa diferença existe, reproduzir as informações sobre pink tax e cobrar dos industriais e comerciantes para que não haja essa discriminação.